24 de dezembro de 2011

Wishlist - Livros

Minha wishlist para 2012...


1. Imagem - Cognição, semiótica, mídia - Lucia Santaella e Winfried Nöth
Este livro dá conta da problemática dos signos visuais ou audiovisuais em toda sua extensão, profundidade e variabilidade, ao mesmo tempo em que passa em revista as principais correntes teóricas que examinaram isso que chamamos de representação por imagens. O livro reúne um conjunto de reflexões que funciona, ao mesmo tempo, como fundamentação teórica e instrumental analítico para uma abordagem séria das imagens, além de oferecer as luzes necessárias para permitir discriminar entre as várias acepções, categorias e estados dos signos visuais.

2. Cartas a um jovem fotógrafo - Bob Wolfenson
'Cartas a um jovem fotógrafo' conta um pouco dessa profissão, do ambiente que a cerca e das armadilhas, do ego e do mercado, que podem surgir na vida de qualquer um que decida usar a câmera como ofício e forma de expressão. Este livro traz as dificuldades, prazeres, oportunidades, ilusões e a realidade de uma profissão que se alimenta da criatividade e da sensibilidade.

3.Guia de iluminação para fotógrafos, a luz perfeita - Bill Hurter
Este livro aborda técnicas sobre o bom uso da iluminação e a melhor forma de explorá-la. Bill Hurter fornece informações detalhadas que mostram como fotógrafos do mercado criam e utilizam esquemas de luz. Indicado também para fotógrafos de retrato, moda e still.

4. Desenho de moda no CorelDRAW X5 - Editora Senac SP
O design de moda é um campo fundamental para o profissional que se dedica ao vestuário e seus acessórios, dando-lhe oportunidade de exprimir no desenho seus talentos e sua criatividade. O CorelDRAW é um software que permite essa facilidade e o deixa apto a atender as exigências do mercado. Desenho de moda no CorelDRAW X5® apresenta instruções passo a passo, com explicações que partem da compreensão de elementos do vestuário, e é ilustrado com as telas do software para auxiliar o aprendizado de cada etapa. Esta publicação é destinada a estudantes, profissionais, professores e interessados em moda em geral. 

5. Making of - Revelações do dia a dia sobre a fotografia - Editora Senac SP
Entre outros assuntos, a obra trata dos bastidores da fotografia, fala sobre clientes, modelos, dificuldades de montar e manter um estúdio, equipamentos e era digital, responsável pela maior mudança no olhar eletrônico. Técnicas, filtros, segredos de iluminação, abertura e exposição também são abordados. Isso sem falar nas entrevistas com os principais profissionais do mercado, que trazem à tona esclarecimentos sobre fotografia de moda, publicidade, gente, documental etc. 

6. Teoria da comunicação: Ideias, conceitos e métodos - Luis Mauro Sá Martino
“Encontrar as principais teorias em um único volume é uma necessidade prática de quem quer conhecê-las”, explica o autor. 

Um homem tem morte súbita, dois meses antes do nascimento do seu único filho. Assim nasce este blog. Tentando entender e explicar dois sentimentos opostos e simultâneos vividos pela viúva e mãe que, no caso, sou eu. Muitos questionamentos. Muitos raciocínios. Muito aprendizado. E uma pressa em falar para o Francisco sobre seu pai, sobre o mundo e sobre mim mesma (só por garantia).

8. Tudo o que você não queria saber sobre propaganda - Newton Cesar
Apesar de o título desta obra ser Tudo o que você não queria saber sobre propaganda, ela não poderia jamais deixar de ter sido escrita, pois trata exatamente de mostrar claramente as oportunidades e as dificuldades que enfrentará o futuro publicitário no mercado de trabalho. Além de buscar uma reflexão sobre o dia a dia em uma agência de propaganda, Newton Cesar também traz ao leitor os questionamentos mais importantes de uma carreira publicitária dentro de uma agência de propaganda, sobretudo na área de criação, uma área tão procurada e ao mesmo tempo tão cheia de desafios. Assim, acompanhando as dificuldades do mercado de trabalho e tentando suprir essa lacuna de conhecimento , esta obra se torna importantíssima tanto para a comunidade quanto para o profissional e, após a leitura deste livro, nossos futuros publicitários terão bem mais certeza de quais caminhos percorrer para se tornarem excelentes profissionais e, sobretudo, objetividade nos desafios a vencer. 

9. Agência de propaganda e as engrenagens na história - Roberto Menna Barreto
O mundo das agências de publicidade, das contas milionárias e das sacadas criativas de comerciais veiculados nos diversos meios de comunicação de massa sempre esteve associado ao glamour. Recentemente, essa que parecia ser a fábrica de sonhos de um paraíso consumista e os profissionais que nela trabalham vêm sendo alvo de críticas em conseqüência de escândalos de corrupção na política envolvendo publicitários e agências. No livro 'Agência de propaganda e as engrenagens da história', o publicitário Roberto Menna Barreto desnuda o mundo da publicidade e denuncia esse falso glamour. Reunindo anos de experiência em agências, inúmeras viagens pelo mundo, larga vivência como instrutor de empresas e sua curiosidade intelectual, o autor faz uma abordagem profunda do métier, como ele mesmo define. No livro, Menna Barreto analisa o surgimento e a consolidação da propaganda em diversos contextos sociais e culturais, conversando com o leitor com a propriedade de quem conhece o meio e a história. Utilizando seu olhar aguçado e astuto, Menna Barreto explicita o pacto existente entre "sedutores" (os publicitários) e "seduzidos" (o público) - pacto esse que, para o autor, move as engrenagens do capitalismo e o consagrou como melhor produto de consumo dos últimos tempos.  

10. Administração de Marketing - Philip Kotler
Só para ficar mais por dentro da área.


Ainda faltam mais livros, muitos e muitos. Mas para começo de conversa, são esses os que estou louca para ler. O Making of já li e já até postei sobre ele aqui no LC (Parte I e Parte II



[Té mais!

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