22 de novembro de 2011

Making Of - Estilos fotográficos

A fotografia é muito variada e nela, existem muitos estilos fotográficos. Alguns são considerados amadores, porque são aqueles onde é mais difícil o fotógrafo se destacar, e outros são considerados profissionais, onde o fotógrafo tem mais facilidade em ser um destaque em meio a tantos outros fotógrafos. 
Mas para ser um fotógrafo completo, um fotógrafo de verdade, você deve saber fotografar todo e qualquer estilo, mas tudo com muita ética, é claro.



O fotojornalismo é o estilo fotográfico mais real, ou seja, as fotografias passam emoções, dor, sentimentos. Sabemos que aquela fotografia não foi "forçada", aquilo realmente aconteceu e o fotógrafo conseguiu congelar aquele momento. 
Ser fotojornalista é complicado, esses profissionais passam por muitas dificuldades para conseguir uma boa foto, de subir em árvores a levar cotoveladas, eles fazem de tudo.



A fotografia publicitária é onde a realidade geralmente é maquiada... E o fotógrafo deve saber o ponto exato de "make" que se pode colocar na fotografia.
A fotografia publicitária gera bastante trabalho para o fotógrafo. É um estilo fotográfico que exige bastante criatividade.



A fotografia de moda é tudo o que for usado como peça de vestuário. Mas a fotografia de moda não é somente quando um fotógrafo vai e tira fotografias de um desfile de moda, esse estilo fotográfico vai mais além... São catálogos, editoriais, lançamentos de novas grifes, e até mesmo anúncios. Para ser um fotógrafo de moda, tem que entender de moda, não basta saber fotografar, tem que ter conhecimentos específicos da área.
Nota do livro: "Embora o fotógrafo de moda fique do lado de fora da passarela, para se destacar, precisa desfilar muita qualidade e conhecimento."



A fotografia documental é o estilo fotográfico que mais me emociona, talvez pelo fato do quão real ela é, o quão ela nos toca.
A fotografia documental é bem parecida com o fotojornalismo, mas se observamos com mais calma, veremos que existem suas diferenças.
No livro o autor diz que: "O verdadeiro significado da fotografia documental talvez seja este mesmo, documentar o dia a dia das vidas..."


Antigamente esse estilo fotográfico praticamente não existia, os fotógrafos que tiravam fotografias de gente eram conhecidos apenas como retratistas. Hoje em dia, é um estilo fotográfico como qualquer outro e que exige muito a atenção do fotógrafo. Quando vamos fotografar uma pessoas, devemos observar aquilo que mais chama a atenção, e geralmente é o olhar. Apenas destacar o olhar não quer dizer que se tem uma boa fotografia, deve-se observar todo o contexto.


A fotografia de turismo é bastante utilizada, afinal, quem faz aquela viagem que sempre sonhou, ou aquele passeio com os amigos, gosta de fotografar os lugares, os detalhes.


A fotografia marinha,  é um estilo onde exige muita sensibilidade, técnica, conhecimento e muito talento.


A fotografia de animais aqui propriamente dita, não é aquela fotografia "caseira", no livro, se trata da fotografia "selvagem", ou seja, vai com tudo para a África e fotografa aquela leoa lindona e pare de fotografar animais em zoo e falar que tá se saindo bem com o lance de fotografia animal.
Tipo assim...




Se inspira nas fotografias do National Geography e aí sim, você começa a enxergar a fotografia de natureza e animal como um "não amador".
Nota do livro: "O mais importante que você precisa saber sobre fotografia de natureza e animais é que nessas fotos sua consciência é a máquina principal."


Ponto de vista e capacidade de observação são indispensáveis para a fotografia esportiva. Cada momento de tensão, tristeza, alegria devem ser registrados de uma forma onde consiga passar toda a adrenalina para a pessoa que observa a fotografia.


E com isso, encerramos nossa postagem. Mas ainda teremos mais postagens inspiradas no livro. Fiquem ligados.


Fotografias: We Hert It e Mika Euflausino Photography




[Té mais!

Nenhum comentário: