12 de novembro de 2011

Making Of – Introdução

Comentei no meu facebook que finalmente tinha conseguido pegar um livro na biblioteca da faculdade que eu estava louca para ler. Ele já até apareceu aqui em uma fotografia do Projeto /100.
Agora com o livro em mãos posso me aprofundar mais em cada área relacionada à fotografia. Apesar de já saber o que quero. 
Ontem fiz um mini curso de fotografia digital com o professor e fotógrafo Walmir Queiroz, e pude tirar algumas dúvidas e aprender novas técnicas. Ele disse algo que ficou na minha cabeça e que realmente é verdade... “Um bom fotógrafo tem que saber fotografar de tudo, seja moda, fotojornalismo, retrato, esporte”... E se o fotógrafo for um fotógrafo de publicidade, aí sim é que ele tem que ter todas as fotografias imaginárias. Como disse Walmir: “Vai que ligam para você e falam que estão precisando de uma fotografia de um Peru, você tem que ter aquela fotografia para a campanha”.
Quando se trata de fotografia, logo me esforço para tentar compreender. Afinal, é isso que quero fazer pelo resto da vida.
Com relação ao livro “Making Of – Revelações sobre o dia-a-dia da Fotografia” de Newton Cesar e Marco Piovan, estou “in love”. O livro trata cada área da fotografia com simplicidade e muita delicadeza. É de se encantar por todas as áreas.
O livro mostra também que ser fotógrafo não é tão fácil quanto pensam, não é só “apertar o botão”. 
Um fotógrafo geralmente tem que se apresentar sozinho, ir atrás de seus clientes, e ser totalmente cara de pau. Se quer ser fotógrafo e ficar esperando de braços cruzados, você não vai conseguir nada, amigo. Até mesmo para fotografar os amigos você tem que ser cara de pau, e se não tem atitude, não nasceu para ser fotógrafo. Eu sou bastante tímida e não gosto que olhem muito para mim [sou bem anti social mesmo, e mesmo não querendo que me observem, tenho o cabelo colorido], mas quando estou com o Laurence [minha câmera] nas mãos só consigo enxergar aquilo que é bom para mim, aquilo que tenho a ideia de como ficaria na fotografia, e então tento reproduzir. Mesmo tímida e nada sociável, ando por muitos lugares e peço licença para fotografar, afinal... Quero tirar boas fotos, e deixar um milhão de pessoas [sendo muito exagerada] na minha frente não seria um bom começo. 
Pretendo comentar cada estilo fotográfico aqui no Lente Colorida.
Esse post foi apenas um começo. Falo bastante sobre fotografia aqui, e quero falar muito mais. E poder colaborar com as pessoas que gostam da arte, sendo amadores, profissionais ou simplesmente amantes da arte.
E para fechar a postagem, uma nota do livro:
“Deixando de lado a tecnologia e a sorte do principiante, a boa fotografia requer muita sensibilidade, técnica, conhecimento e boa dose de talento.”










[Té mais!

Nenhum comentário: