2 de agosto de 2008

Sakura - A cerejeira japonesa

E aí está a Sakura!
Um mar de flores rosadas que proporcionam um dos maiores espetáculos da natureza.
As flores de sakura avançam a partir do sul do país e anunciam: é hora de sair com a família e os amigos para se divertir e apreciar a paisagem.rs
Tudo começou…
Conta a lenda que uma princesa desceu dos céus e aterrissou em uma cerejeira. Acredita-se então que o nome sakura, na verdade, é derivado do nome da princesa Konohana Sakuya Hime, que significa “a princesa da árvore de flores abertas”.
A flor de cerejeira nasceu como representante da aristocracia japonesa e, portanto, sua única missão é ser bonita.
O sakura-yu (chá feito com a madeira da cerejeira), é usado nas festas de casamento para pedir felicidade ao novo casal. Legaaal né?! XD
"a sakura foi associada à imagem do samurai, guerreiros que estavam dispostos a dar sua vida quando necessário e de existência muitas vezes tão breve quanto a flor da cerejeira."
Antigamente, a sakura era considerada símbolo do amor. Quando as mulheres enfeitavam os cabelos com um galho de sakura ou decoravam o quintal de casa com as flores, mostravam que estavam em busca de um amor.
Nas peças do teatro kabuki, o cenário do bairro das gueixas é freqüentemente ilustrado pelas flores de cerejeiras para representar a alegria dessa região de entretenimento.
No entanto, a flor também tem uma simbologia negativa: um galho quebrado de cerejeira também pode significar a aproximação da morte.
Acredita-se que a sakura é a ligação entre o mundo dos vivos e dos mortos;
e que a alma dos mortos é absorvida pelas árvores das cerejeiras.
:D

Nenhum comentário: